BANCO SICREDI - CORRIGINDO SEQUENCIAL DE REMESSA/EXTENSÃO.

Danilo Henrique

Danilo Henrique
Changed 2 years ago


O Banco Sicredi é o único que possui uma validação sequencial do número de remessa e da extensão do arquivo. Nesse tutorial irei explicar como o Banco Sicredi trabalha e como podemos corrigir eventuais problemas de validação.


O Banco Sicredi possuí dois tipos de Layouts de remessa, e em cada layout a posição de Número de Remessa é diferente.

No layout CNAB400, fica localizado nas posições: 111 - 117.

No layout CNAB240, fica localizado nas posições: 158 - 163.


(Para achar essas posições, abrir o arquivo de remessa com o bloco de notas, Habilitar a opção de Status no menu Exibir > Barra de Status e Desabilitar no Menu Formatar > Quebra automática de linha.

 Ao clicar em algum local do arquivo, do lado direito inferior vai mostrar 2 informações, a linha e a coluna. as posições vão estar na linha 1, coluna 111 até 117 ou coluna 158 até 163.)


 O primeiro arquivo enviado ao Banco deve conter o sequencial "0000001", o segundo "0000002" e assim sucessivamente.

Por Exemplo:

 Se o cliente gerar um arquivo de remessa de número 0000002, e não enviar ao Banco, então ele gere outra remessa de numero 0000003 e tente enviar ao banco, o Banco vai retornar uma tela de erro informando que o Arquivo esperado é o de número 0000002 e no arquivo de remessa enviado estaria informado o número 0000003, não permitindo o envio do mesmo, dessa forma obrigando a correção do arquivo de remessa e envio da remessa com o numero esperado, no caso, 0000002.

 Isso vale também para as Extensões, o banco tem uma sequencia de extensões da seguinte forma:

 O Primeiro arquivo gerado no dia vai ser .CRM , o segundo arquivo .RM2, terceiro arquivo .RM3, .RM4, .RM5 e assim sucessivamente. Então se você gerou o primeiro arquivo do dia, o banco vai esperar que você envie o mesmo.

 Por Exemplo: 

 Gerei o primeiro arquivo do dia com a extensão .CRM, porém não vou fazer o envio porque gerei errado, então gero o segundo arquivo do dia de extensão .RM2, se eu tentar enviar esse arquivo, vou ser notificado de 2 ERROS, o primeiro pois o numero sequencial de remessa não esta correto, o segundo pois a extensão correta seria a .CRM e eu estaria enviando o arquivo com extensão .RM2



Exemplo de como fica os Números sequenciais de Remessa:


Exemplo de como fica as Extensões Sequenciais:



 Bom, Agora que já entendemos como funciona o Banco Sicredi, fica mais fácil de corrigir os erros de validação no banco.


Para corrigir os erros de sequencial de Número de Remessa vamos precisar Desabilitar uma configuração localizada na Aba Light:


Menu -> Outros -> Parâmetros -> Configurações Gerais -> Aba LIGHT


   [-] Automação Bancária [Restrições]

      [x] Desabilitar os seguintes botões: [Nº Remessa] e [Nosso Número]


 Essa configuração possibilita que alteremos o número de Remessa assim como também o Nosso Número do boleto, No caso dos clientes que utilizam o Banco Sicredi, costumo deixar Desabilitada pois sempre ocorre esse tipo de erro e da trabalho ter que ficar Desabilitando e Habilitando toda hora.


Após desabilitar a configuração, iremos seguir para o Processo de Gerar Remessa:


No Processo de Gerar Remessa, iremos Seguir seguinte  Passo-a-Passo:

 1° Selecionar o Banco Sicredi, 2° clicar no botão: N° Remessa, Irá mostrar no retângulo de cima o número atual da Remessa. O sistema é configurado para gerar sempre o Próximo número do que estiver marcado no retângulo, Logo nesse exemplo que temos o número 5, se gerarmos a próxima remessa vai ser o sequencial 6, ou seja: 0000006. 

 3° Clicar no botão: SIM.



Nessa próxima tela deveremos informar o número sequencial de remessa que queremos que o sistema grave para gerar a próxima remessa a partir do que informamos.

 Aqui temos 2 opções:

  podemos alterar o arquivo de remessa manualmente, dessa forma só iremos precisar corrigir no sistema o número de remessa que queremos que o sistema gere na próxima vez que a cliente for usar o processo para gerar remessa.

  podemos alterar o número de remessa no sistema de modo que o próximo que gerarmos vai ser o que precisamos.

 Exemplo: 

  Geramos a remessa de numero 0000004 errada, logo se formos gerar uma próxima remessa mesmo que correta, vai vir na sequencia 0000005 e ficaria errada... 

então nessa opção, poderíamos clicar no botão N° Remessa e alterar a sequencia para o número 3, fazendo com que o próximo numero da sequencia fosse 4 novamente, ou seja, se gerarmos uma nova remessa, no arquivo de remessa ficaria sequencia 0000004. Que estaria correta, porém vale lembrar que o Sequencial de Extensão estaria errado sendo necessário fazer a alteração manualmente.

 4° Tendo em vista a opção que irá utilizar, informar o numero na janela a seguir e dar OK.



  

Pronto, Já alteramos o código sequencial de remessa...


 Observações: Diferente do Número de Remessa as Extensões não conseguimos configurar para gerar a próxima que desejamos, sendo necessário alterar tudo manualmente.