Sistemas: AutoFlex, Multwin, Simples+.
O que é, quando e como utilizar a conversão de unidade de medidas.
A Conversão de medidas serve para, quando é feito compras ou vendas do produto em unidades de medidas diferentes, manter o controle de estoque do item de acordo com a unidade principal do cadastro do produto.
Por exemplo: Determinado item é comprado do Fornecedor em PCT (Pacote).
Porém, no cadastro do item está cadastrado como Unidade (UN), ou seja, o controle de estoque deste item é feito por UN, logo as vendas são feitas nessa unidade de medida.
Então, ao cadastrarmos a conversão de medidas, ao ser feito a entrada de um XML deste fornecedor com a unidade PCT o sistema vai entender essa informação vinculada a conversão e fará o calculo para que entre no estoque a quantidade em UN, mantendo o padrão do cadastro no sistema.
Também sendo possível alterar nas vendas, ou seja, uma vez cadastrado a unidade de medida de conversão, o cliente pode optar em realizar as vendas a partir da unidade convertida também.
Para realizar a conversão de medidas iremos acessar o Cadastro de Produtos no Menu: Cadastros → Produtos e Serviços → Produtos.
Ao abrir o cadastro de produtos clicaremos na aba Complementos, a tabela de Unidade de Medidas – Conversão estará do lado direito na tela
Para incluir uma nova conversão clicaremos em Incluir (Insert), abrindo a janela de Inclusão de unidade de medida.
Seguindo o exemplo citado do item estar cadastrado como UN no sistema, mas a compra ser feita em PCT no campo Unidade informaremos a unidade de medida da compra (PCT).
Supondo que cada pacote possua 10 unidades do item, então preencheremos as informações da seguinte forma:
Operação: Multiplicar ou Dividir.
Neste caso utilizaremos multiplicar, para que o sistema pegue a unidade da conversão (PCT) e MULTIPLIQUE pelo Fator para sabermos qual a quantidade da unidade de medida padrão tem na unidade de conversão.
Fator: Fator que será usado para Multiplicar ou Dividir a unidade de conversão para chegar no resultado da unidade padrão para cada unidade de conversão.
Neste exemplo como cada PCT possui 10 UN, então a operação será Multiplicar por 10.
Ao preencher os dois campos, o sistema retorna a visualização do cálculo para confirmar se está correto o que deseja cadastrar.
Ou seja, 1 PCT corresponde a 10 UN. Então o cadastro que está sendo feito está correto, caso não estivesse é só alterar os valores dos campos para as informações corretas.
Além destes campos, terá a possibilidade de informar outras 3 configurações, ao lado direito, sendo elas:
Unidade comercial padrão compras: será a unidade comercial padrão para os processos de compra.
Opção padrão ao exportar para NF: ao exportar processos para a nota fiscal o sistema calculará a conversão para a unidade convertida.
Utiliza acréscimo: ao habilitar um campo de % é habilitado para ser preenchido com a % de acréscimo no valor do item ao utilizar essa quantidade.
Vale lembrar que os preços também são recalculados para o valor de acordo com a conversão de medida.