Sistemas: Multwin, Simples+.
Para abrir o Cadastro de Equipamentos, acessar o Menu:
Cadastros → Outros Cadastros → Equipamentos → Equipamentos.
Conceito de "equipamento"
- o equipamento não pertence ao nosso cliente: pertence ao cliente de nosso cliente. É patrimônio dele. É por isto que o cadastro abaixo solicita uma série de dados tais como o código do cliente, número de série, número de patrimônio, marca, modelo, tensão, fabricante, tag, número da nota fiscal do cliente, estado do item (novo, usado, sucateado), número do contrato, etc... pois representam compromisso, dão "peso", valor monetário ao item.
Na aba Observações o sistema permitirá que o cliente informe, livremente, observações referentes ao equipamento.
A aba Anexos servirá para o cliente vincular arquivos externos ao cadastro do equipamento tais como imagens, manuais em PDF e diversos outros tipos de arquivo.
Tipos de arquivos aceitos nos anexos:
Conceitos de circulação
a) o equipamento entra e fica temporariamente na empresa
- o equipamento é enviado à nosso cliente para que nele seja realizado o diagnóstico, sejam identificados os defeitos e decididos quais serviços e peças serão realizados / substituídas. Estes dados são lançados no processo "ordem de serviço"
b) o equipamento será devolvido
- o equipamento é devolvido à seu dono mediante baixa de Ordem de Serviço e posterior (ou não) emissão de venda ou nota fiscal de peças e serviços OU apenas de Serviços.
E o patrimônio do próprio cliente?
1) caso nosso cliente queira cadastrar seus próprios equipamentos (e assim não misturá-los com o patrimônio de terceiros), ele tem duas opções:
1.1) cadastros \ ativo fixo
1.2) cadastros \ produtos \ material interno --> este é mais vantajoso pois além de ser um cadastro separado das mercadorias, o usuário poderá realizar operações de saída ou entrada mediante notas fiscais de E/ S ou mera E/S de estoque