Sistemas: AutoFlex, Multwin, Simples+.
Necessário: Acesso a pasta do banco de dados no servidor.
Aplicativo de compactação de arquivos (WinRar, 7zip, entre outros).
Todas as máquinas da rede estejam com o sistema fechado.
Primeiro será necessário acessar a pasta onde encontra-se o banco de dados.
Por padrão, na instalação do sistema, o banco de dados fica configurado na pasta BD dentro da pasta do sistema no Servidor, com seu arquivo com extensão. fdb (Firebird). Normalmente o nome é Banco.fdb, mas pode ser alterado o nome, mantendo somente a extensão. fdb.
Porém a pasta pode ser alterada, caso não encontre o banco nesta pasta, pode-se consultar o caminho a partir do Menu: Outros / Utilitários → Parâmetros → Configurações de Banco de Dados.
O caminho da pasta local do banco de dados no servidor estará informado na opção “Caminho completo do banco de dados no servidor (unidade física)”:
Confirmando o caminho, acesse a pasta do banco de dados.
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo do banco de dados (neste caso Banco.fdb).
E selecione a opção “adicionar para o arquivo...” do WinRar (ou opções semelhantes dos outros aplicativos 7zip, etc.)
Após clicar na opção, aparecerá a janela do programa para informar o nome do arquivo compactado que será criado.
Para o nome do arquivo, é preciso que coloque no nome a data que está sendo feito o backup, para em caso de necessidade saiba-se de quando pertence aquele arquivo, caso seja necessário recuperação de dados.
Alterando o nome, basta clicar em OK e o Winrar começará a compactação do arquivo.
Ao finalizar a compactação, será criado o arquivo .rar com o nome que informamos na mesma pasta do banco, ou em outra pasta caso tenha alterado a pasta de salvamento na opção de criar o arquivo (mesma tela onde informa o nome).
Erros que podem impedir de ser feito o backup:
→ Alguma máquina permanece com o sistema aberto: Será necessário que saia do sistema.
→ O banco está em processamento travado no Firebird: neste caso será necessário conectar diretamente no servidor e parar o serviço do Firebird por um momento para ser feito o backup ou reiniciar o servidor.
→ Outras instâncias do Firebird seguiram abertas em segundo plano, mesmo parando o serviço: precisará abrir o Gerenciador de Tarefas e, na aba Processos, procurar os processos do Firebird em execução (fb_inet_server*32, fbserver.exe*32) e finalizar o processo.
→ Servidor Windows com Domínio habilitado (AD (Active Directory): neste caso o servidor pode exigir credenciais administrativas para execução da compactação do arquivo pois pode ser que o administrador tenha lhe dado uma credencial de acesso porém limitada (quase administrativa);